sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Tratamento de choque!!!Me enxergando como realmente sou...




Oi pessoal!!
 
   Hoje eu irei falar sobre um fato que aconteceu comigo, ontem . Fui ministrar uma palestra sobre alimentação na terceira idade e mais tarde me vi nas fotos...

*sensação de se ver no espelho sem as devidas proporções reais....


 Gente, eu não acreditava que isso era verdade, mas eu não me enxergava com tanto excesso de peso. Eu via na balança, sabia que estava com mais de 20kg a mais do meu peso ideal. Que meu IMC( Índice de Massa Corporal) está como obesidade tipo I, que as roupas já não ficavam tão bem, enfim, mas com todos esses "sabia", eu não me via como na foto. Bastante curvada para frente, carregando o mundo nas costas e querendo me recolher em concha? Bom, não sei, mas como falei para o meu amigo psicólogo : - essa foto valeu mais que muita terapia!!!
 Para mim, além da minha profissão "exigir" (fazer o que prego), a questão da saúde pesa e muito apesar de não sentir nada demais, nem ter alterações de exames bioquímicos; mas seria hipócrita se afirmasse que a estética não é um forte motivo de realizar dieta, de querer perder peso. 



Mesmo sabendo dos malefícios e ter vontade de melhorar esteticamente, parece não ser suficiente para uma mudança de hábitos ....



 Gente, a obesidade é uma doença.  Um vício tão grave com alta dependência como outro qualquer. Piorando quando se trata de comida a qual é inevitável e indispensável à sobrevivência.





  Quanto mais pesamos, mais ficamos em casa com vergonha do corpo ou evitamos alguns compromissos, às vezes é comum o desânimo devido à baixa de serotonina ("hormônio da felicidade"). Este hormônio se eleva quando nos exercitamos ou quando comemos principalmente doces. Como o desânimo não nos deixa querer fazer exercícios...o que nos resta???? COMER, COMER E COMER...Aumentar de peso...Não sair de casa...Desânimo ....Comer... E assim o ciclo se segue sem que você "perceba"que cria um redemoinho, que faz você seguir ao "buraco negro," do qual é muito difícil você sair e até mesmo querer sair. Tudo se acomoda ao seu mundo e "parece" nada incomodar.


  Sei bem o que é isso e sei o quanto é difícil você fazer dieta tirando muito de tudo que é super prazeroso para você.  Das pessoas (cultas ou não) julgarem o "gordo" como preguiçoso, sem força de vontade, guloso, olho grande, sem noção, descuidado, enfim, e digo que somos realmente felizes, comendo o que queremos, o que temos vontade... até que um espelho "fale alto", uma foto "grite" ou alguma pessoa que você convive "acorde" você desse mundo paralelo, porém ainda assim, isso pode ser fator determinante para total ânimo ou desânimo para uma iniciativa ou mudança radical.
 Bom, estou em estado de choque, não sei se isso vai refletir positivamente ou não no meu processo, mas a vontade é um misto de não comer mais nada e comer tudo pela frente...Espero ser mais forte!!!
 É isso...UM FORTE ABRAÇO !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário