sexta-feira, 22 de agosto de 2014

OI PESSOAL!!!


Resultado de imagem para FOTO DE CEREAIS E SEMENTES

      Hoje eu vou dar uma dica sobre alimentos super importantes que devem fazer parte do nosso dia-a-dia.
      Neste post, especificamente, vou falar sobre sementes e cereais fáceis de encontrar e que podem fazer uma enorme diferença na qualidade da alimentação e do seu sangue.
      Vou falar das mais consumidas e paparicadas ultimamente .Na tabela abaixo você compara as sementes de Chia com a quinoa, o trigo, a aveia, a linhaça e o amaranto - cinco  grãos consumidos pelos brasileiros.

PRIMEIRO LUGAR              SEGUNDO LUGAR
Nutrientes (100 g do grão)AveiaFarelo de TrigoQuinoaAmarantoChiaLinhaça
Calorias394 kcal360 kcal380 kcal373 kcal485 kcal495 cal
Carboidratos67 g76 g68,8 g64 g42,12 g43,3 g
Proteínas14 g10 g13,11 g13,5 g16,54 g14,1 g
Gorduras8 g2 g5,77 g6,89 g30,74 g32,3 g
Fibras9,1 g2 g6 g6,67 g34,4 g33,5 g
Cálcio48 mg18 mg129 mg160 mg631 mg211 mg
Potássio336 mg--740 mg509 mg407 mg869 mg
Fósforo153 mg--411 mg558 mg860 mg615 mg
Magnésio119 mg--211 mg249 mg335 mg347 mg
Ferro4,4 mg4,2 mg9,33 mg7,5 mg7,72 mg4,7 mg
Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO) - versão 2, UNICAMP.
Fonte sobre dados nutricionais da chia: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos



COMECEMOS PELA CHIA (SIGNIFICADO: FORÇA)

Resultado de imagem para FOTO DE SEMENTE DE CHIA

   
         Essa é a SEMENTE DE CHIA. Na tabela acima você ver que a chia encabeça a corrida dos nutrientes em primeiro ou segundo lugar, MAS É A MAIS "RICA".

      A chia pode ser consumida junto a saladas ou na mistura de sucos, iogurtes, papas e vitaminas, além de outras receitas (bolos, pães, biscoitos, etc) na quantidade de duas colheres de sopa por dia/pessoa, que equivale a 25 gramas, porém ao preparar receitas você pode fazer esse cálculo para a quantidade de pessoas que irão comer a preparação.
         Ao colocá-la em contato com a água, você logo percebe que após algum tempo ela vira uma geleia densa que contribui para a saciedade e ajuda na perda de peso.

BENEFÍCIOS DA CHIA

Resultado de imagem para foto de emagrecimento


Ajuda a emagrecer: . Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água. Quando é ingrida em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam em um gel, que aumentam a dilatação do estômago. É esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos. Além disso, o consumo regular de chia pode ser benéfico para evitar a formação de gordura localizada evitando que a gordura seja acumulada e, por consequência, afastando o excesso de peso. 
Resultado de imagem para foto de diabéticos

Previne e controla o diabetes: por conter fibras e aumentar o tempo de liberação da glicose, a chia pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2. Menos glicose, menos precisa de insulina e a vantagem de tudo isso é que com menos doses desse hormônio circulando no organismo, evita-se assim uma condição chamada resistência à insulina evitando o aparecimento do diabetes tipo 2
Resultado de imagem para foto de coração feliz

Previne doenças cardiovasculares: o consumo regular de chia é capaz de evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão graças as suas grandes quantidades de ômega 3. Esse ácido graxo reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol circulante no sangue. Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial. 
Resultado de imagem para foto de coração dislipidemia

Regula o colesterol: de toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras têm como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea. Além disso, as fibras da semente também têm efeito benéfico na diminuição da concentração dos lipídios no sangue, que é o caso do colesterol. 
Resultado de imagem para foto de desintoxicação

Efeito desintoxicante: os antioxidantes, como o ácido cafeico, de sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.
Resultado de imagem para foto de osso feliz 
Fonte de cálcio: por ter bastante cálcio, a chia é uma alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral. Porém, alimentos como tofu e gergelim contêm maiores quantidades de cálcio, e vale consumi-los também. 

Resultado de imagem para foto de cerebro humano
Protege o cérebro: ela também pode favorecer as ligações cognitivas no cérebro. Muitos estudos relacionam os ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos. 
Resultado de imagem para foto de cabelos bonitos

Pele e cabelos mais bonitos: em sua composição nutricional, a chia também apresenta vitamina A, nutriente que age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele. A semente também leva vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelos. 
Resultado de imagem para foto de celulite

Efeito anti celulite: já se sabe que a chia contém quantidades significativas de ômega 3 e muitos estudos têm relacionado o consumo desse ácido graxo com a diminuição da inflamação, o que seria interessante para diminuir e evitar celulite, um processo inflamatório do organismo.  
Resultado de imagem para foto de imunidade
Fortalece a imunidade: por conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunológico, a chia é importante para reforçar as defesas, afastando de perto doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células.
Resultado de imagem para foto de pessoas com energia
 Boa fonte de ferro: o mineral, presente em grande quantidade na chia, é muito bem absorvido nesse alimento. Ele é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo nosso corpo. A redução desses glóbulos e da oxigenação levam à anemia, fadiga e cansaço, aumenta os riscos de infecções e também se relaciona a uma queda na imunidade.
      Portanto deu pra ver que a chia é tudo de bom. Vários benefícios em uma só fonte. Houve relatos de pessoas que perderam até 7 quilos em 1 mês, mas cada caso é um caso.  No entanto, só há depoimentos de sucesso e opiniões positivas de quem usa e usou e em pesquisas científicas sobre a chia.
          Bom, neste post vou restringir à CHIA para não ficar cansativo, mas vou expor todos os outros mais utilizados atualmente. Até o próximo e um abração!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário